Viajar de avião com uma criança pequena
Descobrir novos locais com o seu filho é uma das alegrias da parentalidade, mas nem toda a gente fica entusiasmada com a perspetiva de viajar de avião com uma criança pequena. Desde a escolha do voo certo a entretenimento a bordo, aqui ficam algumas dicas para facilitar as viagens com uma criança pequena.
Se estiver a planear uma viagem com um recém-nascido, consulte o nosso guia para viajar de avião com um bebé.
Oito dicas para viajar de avião com uma criança pequena
1) Tenha em consideração o horário do voo
A hora do voo pode contribuir bastante para a forma como se sente ao chegar ao local de destino.
-
Se estiver a planear viajar enquanto a criança pequena dorme, poderá desfrutar de algum sossego durante o voo. No entanto, a situação pode inverter-se se a criança ficar demasiado estimulada e acumular o cansaço.
-
Escolher voos num horário menos frequentado pode maximizar a hipótese de ter um lugar vago ao lado do seu. Isto significará espaço extra para se esticar e para brincar.
2) Explique o que vai acontecer
Muitas crianças pequenas adoram a sua rotina diária e não gostam quando algo novo acontece. Andar de avião é exatamente o oposto da sua rotina diária habitual. Tranquilize o seu filho antes de iniciar a viagem de avião e durante a mesma, explicando o que irá acontecer e o que esperar desde o momento em que saem de casa. Isto inclui falar com a criança sobre o processo de check-in (ela terá de aguardar na fila), sobre a passagem pela segurança e as diferentes formas de entrar no avião.
3) Procure zonas com áreas recreativas
Quando as crianças pequenas energéticas estão excitadas querem correr e brincar, mas não é aconselhável que o façam na zona das partidas. Muitos aeroportos, onde se incluem o do Dubai, Amsterdão e Génova, dispõem de zonas para famílias. Consulte o site do aeroporto antes de chegar ou informe-se junto dos serviços de apoio se existe uma área no terminal onde as crianças possam desanuviar um pouco.
4) Dirija-se para uma zona com vista panorâmica
Outra ótima zona onde estar no aeroporto é na zona com vista panorâmica. Aqui poderá ver os aviões a descolarem e a aterrarem, dando-lhe outra oportunidade de explicar ao seu filho o que irá acontecer quando viajarem de avião.
5) Leve lanches por cautela
Um planeamento organizado facilitará a sua estadia no aeroporto e no avião. Muitas crianças pequenas não gostam da comida disponível no aeroporto ou no avião, por isso leve consigo muitas embalagens com os petiscos prediletos delas. Fruta fresca e pães de leite são sempre escolhas populares e pouco calóricas. Também são permitidas embalagens pequenas com comida na maior parte dos aeroportos, no entanto, verifique sempre se existem restrições no local de destino sobre alguns alimentos.
6) Mantenha a criança confortável
Se o seu voo for de longa duração, é recomendável que a criança pequena relaxe e durma. Poderá ajudar a confortar a criança com o objeto preferido com que a costuma embalar até adormecer. As almofadas de viagem também podem ajudar a criança a relaxar.
7) Coisas para fazer
Manter a criança ocupada pode ajudar o tempo da viagem a passar mais depressa. Os melhores brinquedos para crianças pequenas em aviões são pequenos e leves, sem peças pequenas frágeis que se podem perder debaixo do banco. Leve consigo papel, canetas e lápis na bagagem de mão para que possam desenhar e brincar juntos. Os tablets ou telemóveis com jogos ou episódios preferidos guardados também podem ser uma valiosa distração. Terá apenas de se lembrar de acionar o modo de voo.
8) Prevenir as dores de ouvidos
As alterações de pressão ao descolar e aterrar podem causar dores de ouvidos. Incentive a criança a engolir para ajudar a reduzir a pressão que se acumula nos ouvidos, dando-lhe alimentos ou bebidas. Uma chupeta também pode funcionar no caso das crianças mais pequenas.